segunda-feira, novembro 16, 2009

Os Meus Anos 00's

"Felt Mountain", Goldfrapp

Começo esta busca pelas minhas memórias da última década com "Felt Mountain" dos Goldfrapp, e não por acaso. Este foi um album que me marcou e quando digo isto não me refiro a marmeladas ou depressões que o tenham tido por banda-sonora, marcou-me pela qualidade das músicas. Este é um disco do qual era comum esquecer-me e de cada vez que me lembrava dele, lembrava-o como um album maior, e eram as próprias músicas que reivindicavam que fossem ouvidas de novo. Curiosamente, nas primeiras listas de álbuns da década, "Felt Mountain" parece tender a ser esquecido e assim sendo, a si leitor, lembro-o eu que este álbum é maravilhoso durante os seus quarenta minutos. São 9 músicas, sete belíssimas canções e dois instrumentais. Neste álbum que realmente nos embala e nos faz sentir que flutuamos, a composição é maioritariamente centrada ao piano. Os arranjos de cordas e metais vão buscar inspiração à canção americana dos anos 60 de John Barry e Henry Mancini. Ouvir Alison Goldfrapp cantar estas músicas é como levar com balas de veludo no peito e as letras, pese embora a saturação por palavras-chave demasiado repetidas, servem na perfeição as músicas e fazem-nos embarcar num imaginário de policial pulp - neste particular de fusão de música e letra o auge é Utopia, um prazer delirante: "Fascist Baby / Utopia, utopia / My dog needs new ears / Make his eyes see forever". Este é um album que soa sofisticado, juntando alguns elementos sonoros que associamos à chamada música electrónica com instrumentos que já nem costumamos ouvir muito em albuns pop. Alguns dos pontos que mais gosto nesta obra é mesmo a sua variedade tímbrica e uma percussão que nos dá sempre vontade de abanar um pouco apesar do registo melancólico geral. Não tenho dúvidas de que é um dos meus discos preferidos e estou convencido de que quando o ouvir, daqui por trinta ou quarenta anos, vou ser imediatamente atingido por saudosismos que me farão querer voltar a esta década.

Sem comentários: